Tendências de utilização de cosméticos com ativos naturais

Tendências de utilização de cosméticos com ativos naturais

Porque envelhece a nossa pele? A ler Tendências de utilização de cosméticos com ativos naturais 4 minuto Próximo O uso das argilas nos cuidados do rosto

Na minha atividade profissional, em que tenho o privilégio de contactar com inúmeros espaços terapêuticos em Hotéis, SPAS, Termas e Clínicas, percebo que estes locais estão cada vez mais focados em transmitir glamour e sofisticação mas, acima de tudo, em promover a afetividade e proporcionar bem-estar, harmonia, paz, relaxamento, alegria e descontração. Estes espaços valorizam os contactos com os elementos naturais, como os óleos das plantas, as argilas, as flores e os sais minerais. Quanto mais perto da terra e sujeito a menos transformação, melhor!

Destacam-se, como tendência mundial, o uso de cosméticos com princípios ativos orgânicos, naturais. São produtos derivados de plantas, ativos extraídos em forma de óleos vegetais, óleos essenciais, infusões, macerações, pós e outras apresentações.

Os tratamentos cosméticos clássicos, rígidos, com produtos industriais e sem alma, estáticos e protocolados, vêm sendo abandonados para dar lugar a experiências sensoriais em que reina a surpresa, o contacto com a natureza, a serenidade e a imersão em rituais que conectam com a essência e com o puro. O cuidador deve colocar toda a humanidade, gestos e atitudes particulares ao serviço do seu cliente, não havendo mais lugar para movimentos muito estruturados, pré-definidos e vazios de sensibilidade.

Ter disponível no espaço uma linha completa de cosméticos com ativos naturais é, sem dúvida, um conceito muito valorizado pelos clientes mais bem informados e preocupados com as questões ambientais. Se souber escolher uma marca de qualidade, o terapeuta terá ao seu alcance uma série de óleos e manteigas vegetais, ceras naturais, óleos essenciais, argilas, minerais e uma enorme variedade de produtos naturais cosméticos produzidos a partir deles. As sinergias de óleos vegetais e de óleos essenciais são os mais utilizados em cosmetologia nestes espaços, sendo inclusivamente símbolo de qualidade e sofisticação. São bem vistas as massagens com cosméticos de óleos vegetais, como o caroço de alperce, a avelã, a amêndoas doces, o azeite, a grainha de uva, e de óleos essenciais, como a alfazema, o gengibre, o eucalipto, o gerânio, o zimbro, o cedro, entre inúmeros outros.

É necessária precaução quando se usam óleos essenciais, e seguir as recomendações e quantidades adequadas. Quando são utilizados de maneira correta, conforme indicação, são seguros e eficientes onde prometem atuar. Pelo que, um terapeuta com menor conhecimento deve privilegiar a utilização de sinergias elaboradas por empresas cosméticas certificadas e com fórmulas aprovadas pelas entidades competentes nacionais e internacionais.

Receber uma massagem com estes óleos de forma terapêutica proporciona prazer e muita paz interior. Através de toques e movimentos suaves, vai-se relaxando, acalmando, soltando e entregando aos aromas que exalam dos óleos utilizados. Com os sentidos estimulados, entra-se em estado de êxtase, pelos benefícios que os aromas produzem em todos as vertentes físicas, mentais e espirituais.

Através da aromaterapia, podem ser desenvolvidos uma grande variedade de tratamentos. Pretende-se em uma única sessão fazer a diferença e apresentar resultados. E, certamente, quando o ativo natural é utilizado de forma correta, respeitando-se a sua utilização e as indicações, somado à ação dedicada e competente do profissional, os resultados pretendidos revelam-se de forma imediata.

O cliente procura resultados em cada sessão, mas procura muito especialmente exclusividade, personalidade, dedicação, amor, proximidade, autenticidade, pertença e empatia. Procura boas energias, aromas relaxantes e atmosferas tranquilizantes.

Cabe ao terapeuta, acompanhado de produtos naturais de excelência, transmitir harmonia e paz em cada gesto. O cliente não esquecerá nunca mais aquele momento e regressará brevemente!

Acompanhe os textos do blog em https://dnatureza.pt/blogs/news