Uma das rotinas de cuidado de rosto que mais me encanta é a utilização das argilas como elemento desintoxicante e esfoliante. Todo o processo, desde a preparação à aplicação, e posterior remoção, é acompanhado de uma elegância de movimentos que me conquista e transmite muita tranquilidade.
Gosto do ritual de misturar o pó fino com a água floral, ou a água destilada, e de aplicar suavemente o creme formado com um pincel. Gosto da sensação que causa quando seca levemente na pele e agrada-me muito o toque húmido e quente do turco ou compressa na face a remover a argila. A minha pele fica sempre mais radiante e muito macia no final. A adaptabilidade e a eficácia das argilas nos cuidados com a pele são para mim sempre surpreendentes.
O uso de argilas em cuidados de beleza vem desde há séculos, com uso terapêutico desde a pré-história. No antigo Egito, por exemplo, a argila era usada para banhos de lama antisséptica. Ela tem sido usada para eliminar impurezas, equilibrar a oleosidade, curar feridas, diminuir inflamações e acalmar irritações da pele.
As argilas resultam de alterações ocorridas em rochas argilosas que se encontram em vários locais da Terra, de onde são extraídas por meios mecânicos e posteriormente secas e trituradas. Para serem utilizadas como produto cosmético, as argilas devem ser naturais, livres de microrganismos patogénicos e puras. Para tal, são secas em fornos especiais ou ao sol após a extração. Este processo mata todos os germes e a argila é pasteurizada através da exposição ao calor.
Encontram-se no mercado várias variedades de argila quanto ao tamanho do grão de pó, nomeadamente, argilas ultra-ventiladas, argilas ventiladas e argilas finas. Destas, a argila ultra-ventilada é a argila mais cara e melhor selecionada, composta por grãos extremamente finos, sendo a que faz máscaras cosméticas mais confortáveis e eficazes.
A argila é um ingrediente de excelência em protocolos de limpeza profunda e desintoxicação porque atrai as impurezas como se de um íman se tratasse. Na realidade, as argilas têm propriedades absorventes e adsorventes, sendo que a absorção é a capacidade de absorver um líquido, à semelhança de uma esponja e a adsorção é a capacidade de fixar moléculas à superfície, ou seja, podem adsorver na sua superfície pequenas moléculas, como bactérias e vírus.
Complementando a sua capacidade de desintoxicar, a argila é também um ótimo esfoliante natural. A superfície da pele é suavemente esfregada pelas suas minúsculas partículas, que removem as células mortas da pele, expondo uma pele mais lisa e radiante por baixo. E consegue-se isso sem a agressividade frequentemente associada a outros esfoliantes abrasivos ou esfoliantes químicos.
Uma adequada máscara de argila pode reduzir e absorver o excesso de oleosidade, o que é ótimo para ajudar a matificar os tipos de pele acneica e oleosa, e também pode eliminar as impurezas que obstruem os poros por meio de uma limpeza profunda e completa. Além disso, quando se aplica uma máscara de argila semanalmente, é possível ajudar a prevenir formas leves de acne.
As argilas são ricas em vários minerais. Dependendo de onde são extraídas, podem conter magnésio, cálcio, ferro, sílica, cobre e outras substâncias. Cada argila cosmética possui uma composição mineral diferente, e cada uma oferece benefícios diferentes nos cuidados com a pele.
De entre as argilas mais utilizadas, destacam-se as argilas brancas, verdes e amarelas, com características distintas.
A argila branca ou caulino tem um elevado teor de óxido e silicato de alumínio, aos quais deve a sua cor. É a mais leve e suave das argilas cosméticas disponíveis, pelo que é recomendada para peles sensíveis ou secas. Esta argila auxilia no processo de cicatrização, na adsorção de toxinas e na diminuição da inflamação.
A argila verde é a mais absorvente de todas as argilas, tendo um importante papel na redução da secreção de sebo, na tonificação da pele, na limpeza e redução dos poros, no controlo de algumas doenças de pele, e na inibição da reprodução bacteriana e envelhecimento da pele.
No caso da argila amarela, esta é caracterizada por um alto teor de ferro. Ela tem propriedades muito nutritivas e ação rejuvenescedora, e é por isso que funciona bem em peles maduras e cansadas.
Na utilização das máscaras de argila para o cuidado do rosto, podem ainda ser utilizados outros ingredientes que poderão acrescentar propriedades ao protocolo de tratamento, como por exemplo, óleos essenciais puros.