Quando nos cruzamos com alguém, sem pensarmos muito nisso, retemos informações sobre a pele que está exposta ao nosso olhar. Se a pessoa é velha ou nova, qual a cor da sua pele, se está bem cuidada ou não…
Uma pele bonita sempre foi sinónimo de atratividade e, para além da questão estética, contribui para a autoconfiança e para a imagem que temos de nós próprios. Mas na maior parte das vezes não pensamos nela. Não lhe damos a importância devida e não lhe oferecemos o cuidado de que necessita para se manter saudável e radiosa.
Trata-se de um órgão do nosso corpo, mas não é apenas um órgão, é o ÓRGÃO ! É o maior órgão de todos e representa 15 % da nossa massa corporal!
Habituámo-nos a valorizar órgãos ditos importantes: o coração bombeia o sangue, os pulmões oxigenam o nosso sangue, o estômago digere os alimentos, etc, etc. e afinal, o que faz a pele por nós?
A pele protege-nos das agressões externas, pois constitui uma barreira física e bioquímica entre o meio interno e externo e é habitada por uma flora microbiana responsável pela defesa do organismo contra o ataque de microrganismos patogénicos, causadores de infeções.
Serve ainda de proteção contra a luz solar ultravioleta, através da melanina.
Previne a perda de água e de outras substâncias, participa na síntese da vitamina D e na eliminação de resíduos do organismo.
A nossa pele permite termos perceção tátil, através das terminações nervosas, e são os vasos sanguíneos da pele que mantêm a temperatura ideal do nosso corpo.
Não é fantástico tudo aquilo que a pele faz por nós todos os dias?
Para cuidarmos melhor dela, percebermos o que acontece à pele quando envelhece e identificarmos o que está na origem dos seus problemas mais comuns, é importante conhecer melhor a estrutura da pele. Falarei disso no próximo texto.
Acompanhe os textos do blog em https://dnatureza.pt/blogs/news