Os óleos vegetais e a hidratação da pele

Os óleos vegetais e a hidratação da pele

Pessoalmente sou uma grande apreciadora da utilização dos óleos vegetais na pele, pois trata-se de um produto extraído das plantas com um mínimo de etapas de transformação, que me transporta para mais perto da Natureza.

Sabemos que o uso de óleos sobre a pele é ancestral, utilizados para proteção, regeneração cutânea e embelezamento mas, atualmente, a procura de óleos vegetais simples para os cuidados cosméticos está a acontecer cada vez mais, sendo dado grande destaque aos seus inúmeros benefícios.

Mas qual a relação entre os óleos vegetais e a hidratação da pele?

A pele necessita de hidratação para manter a beleza e a elasticidade, e os hidratantes têm como principal função preservar ou aumentar o conteúdo de água à superfície da pele. Isto é possível pelo aporte de água e ingredientes capazes de a atrair e reter, mas também formando uma camada gordurosa que impede a evaporação dessa mesma água para a atmosfera.

Na prática, os ingredientes com função hidratante podem ser humetantes (atraem e retêm quimicamente a água na pele), oclusivos (criam uma barreira de proteção sobre a pele e previnem a perda de água à superfície) e emolientes (substituem os lípidos da pele e preenchem os espaços entre as células).

Ora, os óleos 100% naturais possuem uma afinidade natural para com o tecido cutâneo, pois os ácidos gordos que os compõem também são encontrados na pele humana e são necessários à manutenção do manto hidrolipídico (filme protetor encontrado na epiderme, formado pela junção do sebo produzido pelas glândulas sebáceas e dos líquidos produzidos pelas glândulas sudoríparas).

Se uma pele apresenta carência de ácidos gordos, ela resseca e envelhece precocemente. Portanto, quando os óleos vegetais adequados são aplicados sobre a epiderme, eles conseguem compensar essas carências e os resultados surgem imediatamente.  Com aplicações regulares, os benefícios mantêm-se de forma duradoura.

Concluindo, podemos utilizar óleos vegetais para hidratar a pele, e em muitos casos podemos até substituir o creme ou o leite hidratante, pois o seu objetivo é reter a humidade natural da pele e fortalecer a função de barreira protetora, impedindo a perda de água.

A utilização de óleos vegetais, como por exemplo caroço de alperce, grainha de uva, argan, rosa mosqueta, jojoba, etc., permitem-nos cuidar da pele com ingredientes naturais e saudáveis. E, uma pele bem hidratada, torna-se mais suave e aparenta estar mais preenchida e com menos rugas.